Estou postando o resumo de minhas postagens no Grupo Vector Extreme (Facebook) que é uma extensão do Blog Pexon Vetores. Lá coloquei as etapas que se seguiram na vetorização.
Este foi o banner de chamada para os participantes!
Os dizeres iniciais:
WORKSHOP 02/10/2014 - VETORIZANDO NELSON MANDELA
Bom dia galera.....
Vou vetorizar a imagem abaixo, do querido Nelson Mandela, e à medida que eu vá evoluindo, vou postando o progresso da arte! Quem quiser acompanhar e tentar vá em frente e também pode postar o desenvolvimento. Muitos vão falar que não conseguem, coisa e tal, mas lembrem-se que ninguém nasceu sabendo....todos que hoje conhecem um pouco mais tiveram um início.
Dicas:
- Usem a imagem abaixo do Nelson Mandela como referência, ela está em alta definição, se quiser é claro, pois se achar outra imagem que queiram trabalhar fiquem a vontade;
-Configurem a área de trabalho do Corel em folha A4, é um tamanho para se trabalhar;
-quando postarem o progresso, digam suas dificuldades, pois caso eu saiba solucionar vou ajudando;
-não vou colocar prazo, pois todos temos outras obrigações no dia-a-dia.
REGRAS:
- Não hostilizar nenhum participante, o objetivo é aprender, e em suma, o que se deve fazer é avaliar o trabalho com finalidade pedagógica;
- Quando postar a arte em andamento, cite: "em andamento";
- quando tiver finalizada a arte cite: "Finalizado";
- para ficar bacana, quando finalizar vamos colocar os recursos utilizados, como o software, versão, mouser, estas coisas.
-particularmente, usarei Corel, mas se quiserem utilizar outro software fiquem à vontade, só não esquecer de citar qual foi utilizado.
OBS: É bom que a pessoa já, pelo menos se conheça as ferramentas básicas, para não ficarmos protelando muito o andamento do Workshop.
Boa sorte!!
Imagem usada para referência:
Iniciando então, porém acho que o melhor é passar algumas configurações que facilitem o trabalho de vetorização. Primeira coisa a fazer é escolher uma imagem em alta resolução e isto já temos, que é a imagem já postada do Nelson Mandela; Depois, abra um novo documento no software que você escolheu, no meu caso eu vou utilizar o Corel Draw X7. Aberto a página, é bom que se configure a área de trabalho em um tamanho que lhe permita usar o zoom de maneira sem restrições; (no meu caso eu já coloco para usar no tamanho A4); Normalmente, nas unidades de medida eu de "cm"para "pixel."
Um detalhe importante: onde a seta abaixo esta indicando vale a pena dar uma olhadinha se o ítem "aperfeiçoado" esta marcado, se estiver ok, senão estiver não deixe de marcar....isso é para dar qualidade no modo de visualização.
Agora tem-se duas opções de trazer a imagem para nossa área de trabalho: você pode importar a imagem escolhida pelo botão onde a seta está indicando ou simplesmente, ir na pasta onde a imagem escolhida se encontra fazer aquele famoso "Control + C" e depois "Control + V" no arquivo do software usado.
Arraste o mouse até onde queira que a imagem ocupe, acredito que o melhor é aumentar até que a imagem fique um pouco maior que a área de trabalho do programa.
Cuidado para não extrapolar no aumento da imagem e depois na medida que o trabalho vá evoluindo o computador sofra com o peso da imagem e aquele emaranhado de vetores, de transparência, cores, etc...
Dica:
* Clique na imagem do Nelson Mandela e aperte o botão direito do mouse marque bloquear objeto, para não haver risco de se mexer na imagem sem querer, e muitas das vezes nem notamos que ele foi mexida, isto pode comprometer o trabalho todo.
Pronto agora, podemos começar o desenho em si.
Importante dizer que cada pessoa se adapta a uma ferramente específica, uns usam bézier, outros a Pen, outros a caneta mão livre. Isso varia da habilidade da pessoa em usar o mouse e também se ela possui uma mesa digitalizadora. Eu vou utilizar uma mesa digitalizadora e a princípio vou utilizar o mouse para desenhar os olhos, boca e contornos do rosto, onde se exige maior precisão. Posteriormente, como vou usar a mesa digitalizadora, vou usar caneta mão livre. O resultado dá uma diferença, mas depende mais do artista do que da ferramente.
Importante é a dica abaixo:
*Quando selecionar qualquer ferramente de desenho vá onde a seta esta indicando (imagem abaixo), que muitas das vezes fica em 50, mude para 100 para "amaciar" os objetos que serão criados. Quanto menor for o valor marcado, mais vértices se criam e posteriormente o arquivo vai ficando demasiadamente pesado. Se deixar em 100, os objetos criados são mais suaves, faça um teste aí que será notado.
Até aqui, foi utilizado o mouse, com a ferramenta "Pen" daqui para frente eu utilizarei a mesa digitalizadora e a ferramenta "mão livre".
A dica é observar as diferentes tonalidades de cor que um rosto possui...quando digo que imagem é alta resolução é melhor é por este motivo...conseguir observar estas variações. Veja que estou vetorizando as áreas que delimitam olhos, nariz, zigomato (buchecha). Não precisa detalhar muito ainda, esta fase é para delimitar somente. Tem que observar os degradês do rosto!
Bom... é o seguinte:
Usei o conta gotas para pegar uma cor padrão, ou seja o primeiro objeto que é a base do rosto. Posteriormente fui colocando a mesma cor para os outros objetos e fazendo o seguinte procedimento: selecionava um outro objeto , sobrancelha, por exemplo, segurando a tecla "control", clicava com o botão esquerdo sobre uma cor mais forte, preto por exemplo. Pode-se notar que a tonalidade do objeto vai escurecendo. O mesmo se quiser uma cor mais fraca, o mesmo procedimento, clicando em uma cor mais clara, um cor amarela ou rosa, por exemplo.
Estou considerando que conheçam os recursos de aparagem, simplificar, interseção, e demais. Usa-se demais na hora de vetorizar....é o básico dos programas de vetorização.
Vou trabalhar em cima da segunda imagem, que esta colorida, usando mão livre, a primeira servirá somente de referência. Agora começa a usar transparência
Cada objeto coloquei a transparência em torno de 65 a 70%. O resultado vai depender da cor coleta! Mas deve ficar próximo desse resultado!
Algumas das camadas que são criadas... além da camada de cores bases como a figura exposta acima, vou criando várias camadas de cores conforme a necessidade, neste caso o número de camadas chega a oito com as mais variadas tonalidades. É importante dizer que nosso rosto é formado por uma grande gama de degradês, fora luzes e sombreados. Aqui, não é diferente, é importante colocar camadas sobre camadas para adquirir este resultado mesclado.
Banner utilizado para chamar participantes
TERMINADO.
Software: Corel Draw X7;
Estilo: simulado de pintura;
Recursos: mesa digitalizadora;
Tempo: 2 dias.
Grupo Vector Extreme: https://www.facebook.com/groups/295580187264820/
Nenhum comentário:
Postar um comentário